29 MAI 2014 - PNEWS 86 - Direção ABR 29
Equívoco de 'Bom Dia Brasil' em comentar sobre reforma de pneus, gera Nota Oficial da ABR

Tendo em vista a matéria jornalística veiculada na edição de 21/04/2014 do Jornal Bom Dia Brasil, transmitida pela REDE GLOBO com a chamada: “Quarenta porcento das empresas que reformam pneus não têm certificado do Inmetro”, onde o âncora Chico Pinheiro emite juízo de valor negativo sobre a utilização de pneu recauchutado, sem qualquer conhecimento técnico sobre o procedimento de reforma de pneu.

 
Em face desta situação, a ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus - vem a público apontar esclarecimentos sobre a matéria jornalística, conforme razões que seguem:
1. A REFORMA DE PNEUS é procedimento ambiental de reutilização como matéria prima de carcaça de pneus usados, largamente praticado e aceito em todos os países do mundo.
2. No Brasil, a REFORMA DE PNEUS é procedimento industrial totalmente legal e regulamentado consoante às portarias Inmetro - Portaria Nº 252 de 16/10/2006 - aprovando o Regulamento de Avaliação da Conformidade (RAC) do Serviço de Reforma de Pneus destinados a Automóveis, Camionetas, Caminhonetes e seus Rebocados; e Portaria Nº 227 de 21/09/2006 - aprovando o Regulamento Técnico (RTQ) para reforma de pneus destinados a automóveis, camionetas, caminhonetes e seus rebocados.
3. Ademais, registra-se que em 19 de novembro de 2010 o MDIC e o INMETRO publicaram a Portaria nº 444, que determina requisitos para a reforma de pneus de automóveis e veículos de carga visando a segurança do usuário.
4. A REFORMA DE PNEUS é uma técnica de recondicionamento de pneus usados, cuja carcaça ofereça condições aptas a reforma, que consiste na aplicação de uma nova  banda de rodagem, permitindo a sua reutilização como pneu novo.
5. A REFORMA DE PNEUS realizada em consonância com os procedimentos técnicos constantes das normas legais acima referidas, garante níveis de segurança ao usuário idênticos aos dos pneus novos; As técnicas de REFORMA DE PNEUS passam pelos seguintes processos para reutilização da carcaça do pneu usado:
29 RECAPAGEM = Processo pelo qual um pneu é reformado pela substituição de sua banda de rodagem.
RECAUCHUTAGEM = Processo pelo qual um pneu é reformado pela substituição de sua banda de rodagem e dos seus ombros.
REMOLDAGEM= Processo pelo qual um pneu é reformado pela substituição de sua banda de rodagem, dos seus ombros e de toda superfície de seus flancos. Este processo também é conhecido como recauchutagem de talão a talão.
6. Na REFORMA DE PNEUS é obrigatória a aposição da marca  e a identificação do estabelecimento reformador e outros dados técnicos conforme as portarias citadas, bem como o Símbolo do INMETRO.
7. A ABR, que congrega mais de 1.300 reformadores de pneus em todo o Brasil, que empregam mais de 200 mil trabalhadores, e reformam mais de 18 milhões de  pneus a cada ano, evitando que 500 mil toneladas resíduos fossem depositadas no ambiente por ano, tem a responsabilidade de contrapor a informação passada na referida reportagem, reiterando que os PNEUS REFORMADOS são efetivamente mais baratos, mas nunca menos seguros que os pneus novos.
8. A ABR alerta ao público consumidor para que não adquira PNEUS REFORMADOS sem a indicação do respectivo reformador gravada na lateral do pneu – indicando a empresa credenciada no INMETRO - em consonância com as Portarias Oficias já publicadas para o fim de evitar acidentes decorrentes da má reforma no pneu.
9. Apenas para confirmar a existência de segurança nos pneus adequadamente, destaca-se que, desde 1993, nos Estados Unidos da América, é obrigatória por Decreto a utilização de pneus reformados em todos os veículos do governo; que desde 2002, na Itália, é obrigatória a utilização de pneus reformados em pelo menos 20% da frota do governo.
10. Assim, demonstra-se que de fato existem esforços necessários para que os pneus reformados tragam de fato segurança aos seus consumidores, o que se prova com todos os estudos e avanços tecnológicos do segmento.
11. Desta forma, não se está indo contra o livre Direito de Informar e de se Expressar do Repórter/âncora Chico Pinheiro, mas sim, a fim de evitar maiores transtornos à imagem de empresas sérias que investem nas pesquisas e melhoria da qualidade de pneus reformados, uma vez que os pneus adequadamente reformados são tecnicamente seguros.
 
Outrossim, ainda há dados econômicos que atestam que a REFORMA DE PNEUS:
• Proporciona a economia de petróleo na ordem de 600 milhões de litros/ano;
• O setor gera 1 bilhão de reais de arrecadação tributária por ano;
• No processo de reforma de pneus, são deixados de emitir na atmosfera, 1.630.000.000 de metros cubicos de CO2.
 
A DIREÇÃO
 
VEJA o vídeo da notícia no Portal da TV Globo.
Se não encontrar o vídeo no link acima, veja neste alternativo.
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