29 MAI 2013 - PNEWS 80 - José Carlos Cabral 29

Laudo dos testes de pneu reformado para moto sai em junho

O processo de pneus reformados para motos foi concluído. O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) realizou todos os testes de acordo com o cronograma técnico específico para estes pneus, em laboratório e pista, agora só falta o relatório final, que será apresentado até junho.
 
Processo
A última etapa dos testes de pneus reformados para motos ocorreu nos dias 12 e 13 de março, no Instituto LAB System de Pesquisas e Ensaios – ILSPE, em Guarulhos (SP). Foram feitos os ensaios com testemunha para as amostras já ensaiadas em caráter de contraprova, de acordo com os requisitos técnicos da qualidade (RTQ) constantes na Portaria 35 de 2001 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
 
Os primeiros testes do processo de pneu reformado de moto foram realizados pelo IPT em agosto e setembro de 2012 (laboratório e campo de provas), após determinação judicial. No entanto, surgiram algumas variações nas amostras. O que levou aos novos ensaios de março deste ano, atendendo o item 6.1.3.4.2 do RAC referente à Portaria 482/2010 do Inmetro, que estabelece os requisitos para o programa de avaliação da conformidade para pneus novos destinados a motos: “Se a amostra de prova não atender aos requisitos estabelecidos no RTQ aplicável, o ensaio deve ser repetido, obrigatoriamente, nas amostras de contraprova e testemunha, e ambas as amostras devem atender aos requisitos especificados para que toda a família seja considerada conforme.”
 
A Justiça determinou ao IPT um prazo de 90 dias para a apresentação do laudo pericial judicial do processo, período que se encerra no próximo dia 1º de junho. “Todos os testes foram executados. Os pneus passaram no teste principal, o de velocidade sob carga. O IPT tem todos os resultados, que serão elaborados em um relatório final para a 14ª Vara Federal do Distrito Federal, onde tramita o processo”, explica o Assessor Técnico da ABR, Carlos Thomaz.
 
VEJA a matéria da Revista PNEWS 80. Pág 26.
Voltar para índice de notícias
 
Associe-se