29 MAR 2013 - PNEWS 79 - José Carlos Cabral 29

ABR se reúne com Ministério do Meio Ambiente para discutir o Selo Verde

A ABR se reuniu no dia 12 de março com a Diretora do Departamento de Produção e Consumo Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Dra. Ana Maria Neto, em Brasília. Um dos temas abordados foi o Selo Verde, Programa de Rotulagem Ambiental da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e participaram da audiência o presidente da ABR, Roberto de Oliveira, e o assessor Técnico, Carlos Thomaz.
 
Reunião
O encontro foi marcado durante o “Seminário Internacional de Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas Sustentáveis”, realizado em novembro do ano passado no Rio de Janeiro, na reunião anual da associação internacional GEN (Global Ecolabelling Network). No evento, o diretor Técnico da ABR, Alexandre Moreira, falou sobre o convênio com a ABNT para rotulagem ambiental das empresas de recapagem no Brasil, que resultou no Selo Verde. “A nossa apresentação gerou um interesse muito grande dos participantes, que não conheciam o cenário deste nosso mercado”, conta Carlos Thomaz.
 
O objetivo da diretora do Ministério do Meio Ambiente ao participar do seminário da associação internacional era introduzir a experiência do país anfitrião com rotulagem ecológica e Plano de Ação Nacional, diz o assessor Técnico da ABR, o que motivou a solicitar uma audiência para divulgar os benefícios do Selo Verde para o segmento de reforma de pneus. “A ABR irá discutir no Ministério do Meio Ambiente a iniciativa do Selo Verde nos meios governamentais”, esclarece. “Nosso objetivo é incentivar as reformadoras a aderir ao projeto para usufruírem dos seus benefícios sustentáveis e ingressarem em um programa mundial para proteção do meio ambiente”, completa.
 
Ventura Pneus adere ao Selo Verde
Mais uma reformadora de pneus aderiu ao Selo Verde, Programa de Rotulagem Ambiental da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Trata-se da Ventura Pneus, empresa sediada na cidade de Lençóis Paulista, no interior de São Paulo.
 
A Ventura Pneus assinou em março o convênio com a ABNT para iniciar o processo de obtenção do Selo Verde. “O convênio com a ABNT foi assinado logo após conseguirmos o registro no Inmetro para reforma de pneus para veículos comerciais (Portaria nº 444 da RAC). Não tivemos nenhuma dúvida em ingressar no processo”, explica o diretor comercial da empresa, Luis Fernando Antunes Capelari.
 
O diretor destaca que a Ventura Pneus é parceiro da Tipler, empresa que incentiva seus concessionários a buscar o certificado ambiental da ABNT. “E a ABR está de parabéns em incentivar os recapadores que realmente estão trabalhando por um segmento qualificado e preocupado com a ética profissional e a sustentabilidade”, finaliza.
 
VEJA a matéria da Revista PNEWS 79. Pág 26.
Voltar para índice de notícias
 
Associe-se