29 JAN 2013 - PNEWS 78 - José Carlos Cabral 29
ABR realiza última reunião nacional de 2012
 
A ABR promoveu em 6 de dezembro a última Reunião Nacional de 2012. Com a participação da diretoria e do staff executivo da entidade, além de representantes de associações regionais e sindicatos, o encontro foi realizado no Hotel Intercity Premium Ibirapuera, em São Paulo, palco do Coquetel de Final de Ano, ocorrido no mesmo dia.
 
Durante a reunião, o presidente da ABR, Roberto de Oliveira, apresentou os resultados das ações mais importantes no ano, abrindo os trabalhos destacando a adequação das unidades reformadoras brasileiras à Portaria nº 444 da RAC (Regulamentação de Avaliação da Conformidade), que trata da gestão de qualidade do pneu comercial, cujo prazo terminou no dia 19 de novembro. Também atualizou os presentes sobre as recentes ações do processo dos pneus reformados de motos, principalmente os testes em laboratório e no campo de provas, bem como o Painel Setorial sobre o tema promovido pelo Inmetro em 26 de novembro, em Xerém (RJ), cujos resultados finais foram considerados extremamente favoráveis à necessidade desta regulamentação defendida pelo segmento.
 
Outro assunto foi a reunião anual da associação internacional GEN (Global Ecolabelling Network) no dia 6 de novembro, no Rio de Janeiro, que teve a presença de representantes da diretoria da ABR. Dentro do evento, também tema de reportagem nesta edição da Pnews, a entidade foi convidada a participar do “Seminário Internacional de Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas Sustentáveis”, tema mais do que oportuno, pois foi justamente quando se completou um ano após o lançamento do Selo Verde.
 
A Reunião Nacional foi encerrada pelo presidente da ABR com a discussão sobre a substituição tributária do ICMS por estado no segmento de reforma de pneus. “O consenso geral das entidades presentes foi de uma necessidade urgente de levar o assunto às autoridades competentes para termos uma solução ampla e clara, a fim de que as unidades reformadoras não venham sofrer tributações injustas”, concluiu.
 
VEJA a matéria da Revista PNEWS 78. Pág 38.
Voltar para índice de notícias
 
Associe-se