29 JAN 2013 - PNEWS 78 - Lúcia Tulchinski 29

ABR no GEN

ABR participa de Seminário Internacional sobre rotulagem ambiental
Representantes do Brasil, entre os quais a ABR, e de diversos outros países discutiram a importância das certificações ambientais.
 
Um ano após o lançamento do Selo Verde, que colocou o segmento de recapagem de pneus no compasso global da sustentabilidade, a Associação Brasileira de Reforma de Pneus foi convidada a participar do “Seminário Internacional de Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas Sustentáveis”, durante a reunião anual da Associação internacional Global Ecolabelling Network – GEN, no dia 6 de novembro, no Rio de Janeiro. Desde 1994, a entidade promove o reconhecimento de desempenho ambiental, a certificação e rotulagem de produtos e serviços. Na América do Sul, o Brasil é o único país que tem representação no GEN, por meio da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, cujos programas de certificação ambiental envolvem redução de consumo de energia, redução na geração de resíduos e melhoria dos processos produtivos, resultando em diminuição do impacto ambiental.
 
Prestigiaram a iniciativa representantes da ABNT, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Confederação Nacional da Indústria, GEN e United Nations Environment Programme, órgão da ONU.
 
No evento, Alexandre Pascoli Moreira, diretor técnico da ABR e da Sorocap, uma das cinco empresas a receber o Selo Verde em 2011, fez uma apresentação sobre a experiência do setor e participou com destaque do fórum de debates.
 
Segmento de recapagem representa 17% do total de empresas brasileiras certificadas
Entre os destaques, coube à ABNT abordar o tema “Experiência Brasileira com Rotulagem Ambiental” e conduzir a apresentação do projeto de cooperação sobre Rotulagem Ambiental MDIC/UNEP/UNIÃO EUROPEIA. Em debate, os benefícios observados e previstos para os setores de negócios na certificação de rotulagem ambiental, tendências perceptíveis entre os consumidores e as abordagens políticas em seus países que incentivam a produção de produtos mais sustentáveis e instrumentos políticos que serão necessários para fazer a transformação do mercado para a sustentabilidade.
 
Alexandre Moreira falou sobre o convênio da ABR com a ABNT para rotulagem ambiental das empresas de recapagem no Brasil, que resultaram no Selo Verde. “Minha apresentação teve o objetivo de mostrar as distorções na visão atual da sociedade sobre a recapagem de pneus como geradora de problemas para a sociedade devido ao acúmulo de pneus e serviços de “baixa qualidade”. Porém, na realidade são empresas que buscam economia para seus clientes e para o meio ambiente, postergando o sucateamento de pneus, economizando petróleo, um recurso natural finito, tudo isso somado aos cuidados ambientais, agora atestados pelo Selo Verde”, explica.
 
O diretor da Sorocap ressaltou que no Brasil apenas 30 empresas têm o rótulo ambiental, sendo cinco delas recapadoras, ou seja 17% do total, e as demais, empresas de grande porte, como multinacionais. Tal fato chamou a atenção da plateia, que após as apresentações das demais empresas certificadas - Art Line, Arcelomittal, Evonik - direcionou o foco principal das perguntas do para Alexandre Moreira.
 
Outros Temas em Debate
Outros temas relevantes foram enfocados no evento, contando com debatedores de vários países. “Experiências e benefícios da cooperação para Rótulo Ecológico dos Países do Cone Sul, teve como participantes Mia Rahunen, do Nordic Council of Ministers. Oliver Wolf, da European Commission JR, Dr. Chaiyod Bunyagidj, do Thailand Environment Institute, Zhang Xiaodan, do Environmental Development Centre of Ministry of the Environmental Protection, da China.
 
“As compras públicas sustentáveis como incentivo no consumo de produtos com Rótulo Ecológico” foi a palestra proferida pelo representante do Ministério do Meio Ambiente da Dinamarca.
 
Os temas “Pré-condições para o uso eficaz de rotulagem ecológica em Compras Públicas Sustentáveis e os benefícios observados. O que se faz e o que não funciona nos programas de rotulagem ecológica em Compras Públicas Sustentáveis?” contou com a participação de Hans- Herman Eggers, da Blue Angel, Oliver Wolf, do EC JRC – Coreia do Sul, KEITI Brasil e CISAP.
 
Compras públicas e rotulagem ambiental
O assunto “As compras públicas e a rotulagem ambiental” foi outro tema muito debatido no encontro. Representantes dos países europeus confirmaram que isso já está se tornando uma regra em várias nações da Comunidade Europeia. “No Brasil, já existe recomendação do governo federal nesse sentido, mas o sistema ainda privilegia demasiadamente o preço. Nos governos estaduais e municipais a definição é apenas pelo menor preço. Acredito que no Brasil ainda deva demorar para isso ser realidade, mas a oportunidade de qualificar nosso setor e buscar essa diferenciação está aberta”, finaliza Alexandre.
 
Além de disseminar a importância da Rotulagem Ambiental no âmbito das compras públicas sustentáveis, o evento, que contou com 250 participantes, teve como objetivo promover a criação do Rótulo Ecológico dos países do Cone Sul.
 
VEJA a matéria da Revista PNEWS 78. Págs 18 a 20.
Voltar para índice de notícias
 
Associe-se